terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lábios de inverno

Olá Pimentinhas,

Hoje recebi mais um daqueles releases maravilhosos que costumo receber e postar por aqui (o de hoje é da Holding Comunicações) que fala sobre os cuidados que precisamos ter com nossos lábios, principalmente no inverno.

As dicas preciosissímas são da Cosmetóloga e Diretora Técnica da Biodiversité Joyce Quenca.

Aproveitem!

Beijos (hidratados) apimentados

CUIDADOS COM OS LÁBIOS DURANTE O INVERNO

Eles são fundamentais no rosto, com peculariedades que os tornam atraentes, sensuais, expressivos e úteis. Portanto, segundo especialista, os lábios, durante as baixas temperaturas, onde a umidade do ar é reduzida, precisam de proteção e hidratação contínua.

A primeira coisa que chama a atenção é o rosto. E, nele, os lábios que, quando belos e carnudos, tornam-se uma atração à parte. Eles são sensíveis e, por esta razão, requerem cuidados especiais. Lábios ressecados, rachados e sem vida são sinônimos de um rosto pálido e sem atratividade, principalmente durante o inverno, quando a umidade do ar cai bruscamente, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado no ar que, além de problemas respiratórios, pode atingir diretamente a saúde e a beleza dos lábios.

Para enfrentar essa época do ano sem sustos, explica Joyce Quenca, Cosmetóloga e Diretora Técnica da Biodiversité, os lábios devem receber alguns cuidados diários específicos como se faz, por exemplo, ao escovar os dentes. “Para as mulheres, usar e abusar de batom hidratante com protetor solar é imprescindível. Para os homens, não custa nada passar um protetor labial umectante várias vezes ao dia”, alerta ela.

Do ponto de vista anatômico, os lábios são dobras de músculos, sem pelos e carnosas, que atuam no movimento da fala, na mímica facial e na alimentação. Assim como as mãos, raramente permanecem imóveis e participam ativamente da comunicação. Por serem recobertos e irrigados por incontáveis vasos sanguíneos, tem a cor avermelhada típica que, quanto mais vermelhos, mais sedutores e charmosos ficam.

Existem pessoas que têm uma tendência a ter lábios secos, outras estão fazendo uso de medicamentos que ressecam a pele, como a isotretinoina (roacutan), ou ainda, têm o hábito de ficar puxando a pele dos lábios com os dentes e isso, além de machucar, vira um ciclo vicioso (resseca/machuca). E, para agravar, os lábios não possuem glândulas sebáceas (para torná-los oleosos) e glândulas sudoríparas (para umedecê-los) naturalmente. Muitas vezes, essa lubrificação é feita pela própria saliva, porém, ainda assim, eles estão sujeitos à secura natural, principalmente no inverno. Por isso, lembra a cosmetóloga, deve haver uma ajudinha extra.

“A aplicação de produtos que contenham polímeros e hidratantes, desde a manteiga de cacau, a cera de abelhas, os óleos naturais, como óleo de framboesa, óleo de maracujá e géis,  são bastante eficientes para esses casos. Além disso, como praticamente não há melanina nos lábios, é preciso protegê-los contra os raios ultravioletas. Muitos produtos para lábios já contêm protetores solares na sua composição, o que previne também vários cânceres típicos dessa área do rosto”, explica Joyce. Ela também lembra que cremes e batons hidratantes podem ser usados várias vezes ao dia e por cima deles pode ser usado o batom comum da preferência de cada um, além do consumo de 2 litros de água por dia, no mínimo.

Fonte: Joyce Quenca - Mestre em cosmetologia formada pela USP; Doutoranda pela USP e Diretora Técnica da Biodiversite, empresa brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa comigo que eu adoro! Obrigada pela visita!

Beijos apimentados