sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cuidados masculinos


Olá Pimentinhas,

Esta semana recebi um release da assessoria Em Pauta Comunicação muito bom falando sobre os cuidados que os homens devem ter com a pele (sim, os homens também precisam cuidar de sua pele, por que não?). E como tenho vários amigos leitores do meu blog (alguns até reclamaram que não posto nada aqui sobre o universo masculino), e também tenho certeza que minhas amigas leitoras podem repassar isso aos seus namorados, maridos e parceiros, decidi publicar algumas partes muito interessantes do texto.

As dicas e os cuidados especiais são da Joyce Rodrigues, que é farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, vice-presidente e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento das marcas Biomarine e Cosmobeauty.
 
Espero que gostem!

Beijos apimentados
Pele masculina exige cuidados especiais

Em geral, a pele masculina – em razão de fatores hormonais e da quantidade de pelos presentes no contorno do rosto e ao redor da boca – é mais espessa que a pele feminina, podendo igualmente apresentar-se oleosa, mista, seca e normal. Alguns homens necessitam fazer a barba todos os dias, o que pode causar agressões à pele, principalmente irritações e pelos encravados, que são bastante frequentes. Outro problema comum é o surgimento de acne.

Assim como nas mulheres, para cada tipo de pele há recomendações quanto às formas de tratamento. Para manter a pele com aparência saudável, é necessária a limpeza diária para remoção de células mortas, gordura e impurezas. A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. E, após cada barbear, é necessário hidratá-la.

Pele oleosa: O excesso de brilho, o toque untuoso e, por vezes, a ocorrência de acnes e comedões denunciam as peles oleosas. Devem-se usar produtos que regulem e diminuam a oleosidade, como géis de limpeza. Também para a hidratação são indicados produtos em gel.

Pele seca: Apresenta-se desvitalizada, por sua dificuldade em manter-se hidratada. Esse é o tipo de pele que apresenta maior tendência ao envelhecimento precoce. Para sua limpeza, utilize um sabonete líquido que aumente a hidratação.

Pele normal: O mais“perfeito” e equilibrado de todos os tipos também demanda cuidados. Utilize sabonetes neutros que hidratam a pele e hidratantes em loção ou creme, que manterão o equilíbrio.

Pele mista: Habitualmente,a pele mista apresenta oleosidade na chamada zona T (testa, nariz e queixo) e características de pele normal ou seca em outras regiões. Na limpeza, o melhor é usar sabonetes específicos para peles oleosas.

Inverno – A pele masculina precisa de proteção especial, pois o barbear constante a torna bastante frágil. Cremes hidratantes e loções que formam um filme protetor são indicados.

“A pele quase não sentirá agressão se for cuidada de maneira correta, como fazer a barba com espumas ou produtos que hidratam e cuidam da pele”, diz Joyce.

Lábios ressecados – No inverno e no tempo seco, também os homens são atingidos por forte ressecamento e até escamação dos lábios. Como não podem usar batom, por vezes recorrem ao uso de manteiga de cacau.

Para fazer a barba – O barbear retira a proteção natural da pele, ou seja, os pelos. Por isso, é preciso barbear-se com bastante higiene e cuidado. Barbear-se todos os dias pode deixar a pele ressecada e suscetível a pelos encravados ou irritações. O segredo do bom barbear é a preparação da pele, com esfoliação e emoliência, para deixar o pelo flexível e prevenir problemas como vermelhidão, sensibilidade e irritações.

Confira outros cuidados que devem ser observados:

  • O melhor momento para remoção da barba é após o banho, pois o vapor dilata os poros e torna os pelos mais flexíveis, facilitando o barbear;
  • Ao movimentar a lâmina, acompanhe o sentido em que os pelos crescem – isso evita que os pelos encravem;
  • Utilize sempre lâminas novas e pessoais – isso evita contaminação e ferimentos;

  • Ao terminar de barbear, não esfregue a toalha; apenas seque o rosto levemente;

  • Sempre hidrate a pele após barbear;

  • Sempre que puder, fique alguns dias sem fazer a barba;
  • Peles sensíveis ficam ainda mais vulneráveis no barbear, que pode causar irritações. Para evitar e minimizar essas reações, a pele deve estar limpa e a lâmina deve ser de uso individual. “Dessa maneira, é possível evitar que impurezas se depositem na pele e causem infecções. Também é recomendável evitar produtos com álcool, que ressecam a pele e a tornam ainda mais sensível”, orienta Joyce.

Fonte: Release Em Pauta Comunicação

5 comentários:

  1. Ótimo post.
    Aprendi que não se pode esfregar o rosto depois de fazer a barba.. por exemplo!

    Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Aeee Édina! Vai chover comentários! Muito boas as dicas, embora nós homens sejamos naturalmente relapsos com os cuidados com a pele por nos considerarmos super homens (E por machismo também).

    Gostei das dicas para o barbear!
    Agora, perdoe-me a ignorância mas, o que seria "emoliência"?
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi pimentinha!
    Ótimas dicas!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oie Nina,

    Obrigada pelo carinho e visita!

    Ótimo domingo para você também!

    Beijos apimentados

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Fernando!

    Prometo que vou pensar mais no público masculino!

    Quanto a sua dúvida: emoliência significa nesse caso maciez.

    Beijos =)

    ResponderExcluir

Conversa comigo que eu adoro! Obrigada pela visita!

Beijos apimentados