segunda-feira, 7 de outubro de 2013

♥Prontos para o horário de verão?♥

O horário de verão este ano, no Brasil, se inicia no dia 20 de outubro. Eu adoro, afinal tenho mais ânimo pra sair do trabalho às 18 horas e ainda curtir uns raios de sol. 

Mas, apesar de gostar desse período, sempre encontro certa dificuldade pra me adaptar nas primeiras semanas. Recebi um release em meu e-mail que fala sobre como acostumar o organismo a essa mudança e achei interessante dividir essa informação por aqui! As dicas são bem valiosas!

Beijos apimentados
******************************

Especialista em Medicina do Sono, Dra. Angela Beatriz Lana, ensina a organizar o relógio biológico durante o Horário de Verão

Está chegando a hora de adiantar o relógio e o correto é começar a organizar o corpo duas semanas antes.

Idealmente, devemos trazer o nosso relógio biológico aos poucos para o novo horário, de 5 a 10 minutos diariamente.

Como isso nem sempre acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor, relacionados ao horário de verão. Ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o nosso relógio hormonal a mudar o seu funcionamento também. Este relógio também precisa de umas duas semanas para se reorganizar. O resultado disso é que na maioria das vezes, queremos ir para cama no horário que estamos acostumados, mas temos que acordar uma hora antes para iniciar o dia.

As pessoas que menos sofrem com a mudança de horário, são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo.

Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário.

Dicas:

- Evitar abusos alimentares e de bebida alcoólica neste fim de semana.

- Dormir um pouco mais cedo no sábado e no domingo, tirar cochilos. Isso se chama  reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar.

- Evitar cafeína e bebidas energéticas  a noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a mais adaptação do nosso relógio biológico.

- Usar Melatonina para reequilibrar o sono inicial.

- Não deixar de fazer o exercício físico habitual porque esta se sentindo mais cansado

- Tentar fazer cochilos rápidos de 15 a 20 min após o almoço.

Lembre-se sempre que dormir não é perda de tempo. Ao dormir bem, mantemos as nossas defesas funcionando a mil e ficamos protegidos de infecções!

*Essa postagem não é um publieditorial.

Um comentário:

  1. Oi Édina,
    Eu sempre demoro um pouco para me adaptar, mas desta vez estou de licença e não preciso me preocupar em perder hora de serviço, então vai ser mais calmo.
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir

Conversa comigo que eu adoro! Obrigada pela visita!

Beijos apimentados